whatsapp
Cremonezi

Serviços

LAUDO DE REFORMA E ART EM BELO HORIZONTE

Em quais situações o laudo de reforma é aplicável?

Qualquer reforma que altere as características originais de funcionalidade do imóvel, ou que comprometam a estabilidade da estrutura precisam de acompanhamento de um responsável técnico, engenheiro ou arquiteto. A instalação de equipamentos que gerem ruído, vibrações ou cargas na estrutura, também deve ser verificada.

Laudo de reforma

Trocas de revestimento aparentemente não são problemáticas. Porém, elas podem alterar a carga na laje ou até mesmo danificar a impermeabilização do imóvel. Modificações em pontos elétricos podem gerar demandas maiores de carga, o que traz consequências para as instalações elétricas do edifício. O mesmo acontece com as instalações hidráulicas. A quebra de paredes pode trazer sérias consequências aos imóveis superiores, caso não haja um estudo prévio por parte de um especialista. Assim, em todas as situações listadas acima, o laudo de reforma é aplicável.

Porque o laudo é necessário?

No dia 25 de janeiro de 2012, aconteceu o desabamento do edifício Liberdade no Rio de Janeiro. O prédio possuía mais de vinte andares. O desabamento foi causado por reformas irregulares, sem acompanhamento de um profissional habilitado. O desastre provocou a morte de várias pessoas. Este e outros grandes acidentes causados por reformas alertaram a comunidade técnica. Surgiu então uma pressão sobre a ABNT para regularizar este tipo de atividade.

Passados dois anos do desabamento do edifício Liberdade, a ABNT publicou a NBR 16.280:2014 que regulamenta a atividade de reformas em edifícios comerciais e residenciais.

A norma não tem poder de lei, mas em caso de litígio o juiz adotará, através da jurisprudência, as normas pertinentes como referência. Por tanto, é muito importante que os síndicos e condôminos estejam amparados pelo laudo de responsabilidade técnica.

Em que tipo de reforma o laudo é dispensável?

Geralmente em pequenas reformas de reparo não é necessário o acompanhamento de um engenheiro. São intervenções que não alterem as condições iniciais do imóvel. Como:

  • - Pintura.
  • - Troca de forro danificado.
  • - Reparo de pontos elétricos.

E outros serviços de baixo impacto. A regra geral é, se você está em dúvida, consulte um engenheiro ou arquiteto de sua confiança.

O laudo traz algum outro benefício?

A inspeção realizada por um profissional imparcial, aquele que não seja quem vai executar a reforma, garante que nenhum item desnecessário seja empurrado dentro do contrato de reforma. Isso traz a garantia de não gastar além do necessário pela reforma.

Outro grande benefício do laudo é que ele lista as anomalias do imóvel. A listagem deve conter informações sobre a gravidade de cada item e qual o grau de urgência de cada um. Assim, o sindico tem uma poderosa ferramenta para decidir onde os recursos devem ser aplicados.